Governador homologa decreto de situação de emergência de 204 municípios com 1,5 milhão de habitantes

O governador Wilson Martins (PSB) decretou situação de emergência em 204 municípios com uma população de 1,5 milhão de habitantes, metade da população piauiense, informou o presidente da APPM (Associação Piauiense dos Municípios) e prefeito de Vila Nova, Arinaldo Leal.

Ele declarou que as chuvas começaram a cair nos Cerrados, mas nos outros municípios da região Sul do Piauí são esporádicas.

“Em algumas regiões choveu bem, mas foram chuvas pontuais. Na região do semiárido e na região de Picos não choveu nada. Essas chuvas a gente já está esperando porque se ocorrer outro ano de seca, o negócio vai ficar inviável. A gente espera que melhore a situação”, declarou Arinaldo Leal.

Segundo ele, em dois anos de seca, o gado e a criação já estão totalmente comprometidos e se 2014 for um ano de seca, os reservatórios que abastecem as cidades importantes vão secar, como a Barragem de Bocaina, que está com apenas 20% de sua capacidade.

“Mais um ano de seca será catastrófico até para o abastecimento humano”, falou o presidente da APPM.

Segundo Arinaldo Leal, as previsões são de que as chuvas de 2014 serão abaixo do normal, mas não se sabe se serão suficiente para garantir as lavouras e a criação e sobrevivência dos animais.

Leal diz que o ano de 2013 foi o Piauí na vida dos municípios porque as obrigações das Prefeituras Municipais estão aumentando e as receitas diminuindo.

“O grande problema não é a queda do FPM é o aumento das obrigações dos municípios que estão causando esses problemas nas contas municipais”, falou Arinaldo Leal.

Fonte: meionorte.com