O projeto de lei que cria a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres foi apreciado e encaminhado pelo governador Wilson Martins à Assembleia Legislativa. A iniciativa implantar no Estado órgão que ficará responsável para planejar, coordenar, executar e articular políticas públicas voltadas para as mulheres no Piauí.
Segundo Wilson Martins, a criação da Coordenadoria é um de seus compromissos pessoais de longa data. “Assim como a da Juventude, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres é um compromisso nosso. Os movimentos de mulheres entendem a importância das conquistas jurídicas, mas estas por si só, não têm sido suficiente para promover mudanças nos comportamentos, nas mentalidades e na estrutura social, por isso estamos dando esse passo garantindo que a Coordenadoria vai atuar em todo Piauí”, pontuou.
Para o governador, o que avança é a garantia para as mulheres de se apoderar de estruturas de poder com real possibilidade de tomada de decisão e ação. “Não adianta só discurso, sabemos disso. Por isso essa Coordenadoria vai atuar em ações que realmente façam a diferença na vida das piauienses”, destacou.
A Coordenadoria vai trabalhar com políticas afirmativas em diversos campos, como na saúde, educação, mercado de trabalho, segurança, justiça, Assistência Social, entre outros. “Todas essas são áreas em que o Estado poderá trabalhar de forma mais efetiva de forma voltada para as mulheres a partir da instalação dessa coordenadoria. A autonomia, a igualdade no mundo do trabalho e cidadania, a educação inclusiva e não sexista, a saúde e o enfrentamento da violência doméstica e familiar são eixos que deverão embasar o trabalho do órgão”, acrescentou.
A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres estará vinculada diretamente ao governador do Estado e terá também em sua estrutura o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM). Atualmente, no Estado questões específicas da mulher são tratadas por uma diretoria vinculada à Secretaria de Assistência Social que irá ceder seus funcionários atualmente na na Diretoria de Políticas para atuar na Coordenadoria.
Fonte: CCom