Após a reunião com seus auxiliares na última reunião de monitoramento, na Escola Fazendária, o governador Wilson Martins (PSB), afirmou que está satisfeito com sua equipe por ter conseguido a inauguração de mais de 500 obras importantes em um ano de crise, um dos mais sérias do século
Wilson Martins declarou que sua equipe se mante unida e seguiu o Plano de Metas a curto, médio e longos prazos, estabelecido no início de 2011.
Ele disse que sua equipe está realizando grandes obras no Piauí fazendo economia por ter planejado com metas e cobrado resultados.
“A reunião que nós tivemos não foi de cobrança, foi de agradecimento e de comentários sobre os acertos e alguns equívocos, além de outros projetos que não foram possíveis”, afirmou Wilson Martins.
Segundo ele, um dos acertos foi o cumprimento dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários e o pagamento em dia dos salários dos servidores estaduais na pior crise financeira da história do Brasil, de acordo com sua avaliação.
“Só estradas pavimentadas são mais de 30; só escolas são mais de 50; Unidades Básicas de Saúde são mais de 80. Só pontes importantes foram quatro, a Ponte do Mocambinho, a sobre o rio Parnaíba, ligando Uruçuí e Benedito Leite (MA), a sobre o rio Poti, ligando as cidades de Alto Longá e São João da Serra, e outra sobre o rio Canindé, no município de Francisco Aires. Tem uma série de obras de infraestrutura que foi executadas, comemoramos um milhão de ligações de energia elétrica”, declarou Wilson Martins. . .
Wilson Martins fez uma análise sobre desafios do Governo em 2011 e disse que esse foi um ano árduo macroeconomicamente, mas destacou os avanços. “O ano foi muito difícil, não só para o Piauí, mas para todo o Brasil. Entretanto, com foco no planejamento, nós conseguimos executar muitas ações, como a inauguração de mais de 500 obras importantes. O ano de 2012 deve ser melhor e nós vamos seguir nessa linha de fazer mais com menos”, disse o governador Wilson Martins, lembrando que esse foi um ano focado no planejamento.
O secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, apresentou avanços nos indicadores socioeconômicos do Piauí nos últimos anos e falou sobre a confecção do Plano Plurianual 2012/2015, lembrando aos secretários os fatores que norteiam o PPA por pasta e mostrando detalhes da proposta orçamentária para 2012.
Sérgio Miranda destacou o novo modelo de monitoramento da gestão pública implantado em 2011, através do programa Gestão por Resultados. “Esse tipo de gestão permitiu a realização de obras e melhoria dos serviços públicos oferecidos à população”, destacou.
O governador Wilson Martins falou que o Piauí foi o estado que mais avançou no Programa de Ajuste Fiscal (Governo Federal), ampliando sua capacidade de endividamento. O modelo de gestão por monitoramento deve continuar no ano que vem, com a perspectiva de ser aprimorado.
O secretário estadual da Educação, Átila Lira, falou das prioridades atuais da Seduc que devem seguir em 2012, como a expansão de escolas de tempo integral e de ensino profissionalizante, e citou a criação da avaliação educacional própria, que permitirá a melhoria do serviço oferecido à população.
O secretário de Governo, Wilson Brandão, avaliou positivamente as relações do Governo do Estado com os demais poderes e instituições, afirmando que tudo foi baseado no diálogo. Já o diretor da Agência de Fomento, Antônio Neto, também destacou os avanços resultantes da implantação da Gestão por Resultados, focada no planejamento.
O secretário de Governo, Wilson Brandão, avaliou positivamente as relações do Governo do Estado com os demais poderes e instituições, afirmando que tudo foi baseado no diálogo. Já o diretor da Agência de Fomento, Antônio Neto, também destacou os avanços resultantes da implantação da Gestão por Resultados, focada no planejamento.
Paulo Ivan, secretário estadual de Administração, falou dos avanços no setor e disse que foram concedidos oito reajustes aos servidores públicos estaduais, lembrando que o Piauí é um dos 10 estados brasileiros que pagam o piso nacional do magistério atualmente. O secretário destacou também economia feita no âmbito burocrático, um dos fatores que permitiram investir mais em obras e serviços para a população.
O governador Wilson Martins encerrou a reunião destacando a garra dos gestores para, em ano complicado, dar andamento às ações de Governo com sucesso e disse que a perspectiva para 2012 é mais animadora que a deste ano e que será possível fazer ainda mais. “Agradeço a todos. Fizemos muito. A avaliação de 2011, com todas as dificuldades, é excelente”, finalizou.
Ele disse que o Governo do Estado entregou mais de cem núcleos da Universidade Aberta no interior do Piauí, além do Estado sair de 19 escolas de tempo integral para 181 escolas de tempo integral.
“Isso é um avanço que poucos Estados do Brasil conseguiram”, afirmou Martins.
Fonte: Meio Norte