Entre lendas, mitologias e regionalismo, Renascer contava a história da rejeição que um pai sentia pelo filho após a morte da mulher no parto

                                                                                                                    Ator Juan Paiva como João Pedro na novela Renascer – (crédito: Reprodução/TV Globo)

Nas últimas duas semanas, o público testemunhou o grande sucesso de audiência que foi a primeira fase de “Renascer”. Agora, no entanto, a história tomará novos rumos e passará por transformações significativas. 

A partir desta segunda-feira, 5 de fevereiro, uma passagem de tempo ocorrerá, introduzindo novos personagens à trama. Adicionalmente, alguns papéis já existentes serão interpretados por novos atores, com exceção de Juliana Paes (Jacutinga), Edvana Carvalho (Inácia), Matheus Nachtergaele (Norberto), e Chico Diaz (Padre Santo), que continuarão a representar os mesmos personagens, agora em uma versão mais “envelhecida”.

Segunda-feira, 5/2 (Capítulo 13)

José Inocêncio solicita a João Pedro que mantenha em sigilo a existência do facão enterrado aos pés do Jequitibá. João Pedro decide morar com José Inocêncio. Morena presenteia João Pedro com a medalha de Nossa Senhora que pertencia a Maria Santa. Uma passagem de tempo ocorre, e a narrativa agora se desenrola nos dias atuais. João Pedro transporta as sacas de cacau da fazenda Jequitibá Rei para Ilhéus ao lado de Zinha. José Inocêncio expressa sua insatisfação com os filhos para Deocleciano. João Pedro se fascina ao conhecer Mariana na residência de Jacutinga. José Inocêncio instrui João Pedro a não realizar negócios com Egídio. Mariana descobre que João Pedro é filho de José Inocêncio. João Pedro oferece emprego a Mariana na fazenda, mas Jacutinga demonstra desconfiança. José Inocêncio repreende João Pedro por ter levado Mariana à fazenda sem sua permissão.

➡️ É grátis! Inscreva-se no canal da Costa Norte no WhatsApp

Você já conhece a trama?

Estreada em 22 de janeiro, a produção é um remake de um dos folhetins mais emblemáticos da emissora, criado por Benedito Ruy Barbosa em 1993. Substituindo “Terra e Paixão,” a novela chega à grade da emissora carregada de expectativas não apenas pela história icônica, mas também pelo sucesso do remake de “Pantanal.”

Dividida em duas fases, “Renascer” narra a trajetória de José Inocêncio, um jovem corajoso e sonhador que decide buscar sua vida na cidade de Ilhéus, Bahia. É lá que ele firma um pacto com o jequitibá-rei e ascende a um próspero fazendeiro de cacau, adquirindo grande influência na região. Antes de se tornar essa figura poderosa, contudo, Inocêncio se apaixona por Maria Santa, com quem se casa e tem quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro.

Este último, o caçula, passa a ser desprezado pelo pai após a morte da mãe durante o parto. Essa relação tumultuada de amor e ódio perdura ao longo da vida, atingindo seu ápice quando João Pedro e José Inocêncio se apaixonam pela mesma mulher, Mariana.

Mariana, sedutora e ambiciosa, é neta de Belarmino, que no passado foi um dos maiores inimigos de Inocêncio. Além de Belarmino, o fazendeiro também nutre rivalidade com Teodoro, com quem disputa a posse de terras.

 

➡️Leia também: Existe um jeito certo de fazer cocô? Veja o que diz especialista