O governador Wilson Martins (PSB) anunciou ontem a criação da Secretaria Estadual de Minas e Energia para cuidar dos minérios, dos combustíveis como o gás natural, e das alternativas de energia renováveis como a eólica, solar, produzida por hidrelétricas e de produção de etanol. Martins declarou que está sendo implantado um campus avançado do Cetem (Centro de Tecnologia da Mineração).
Esse órgão é nacional e está sendo implantado no Piauí. O governador, porém, declarou que o Idep (Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí) já tem uma Diretoria de Mineração, mas o Governo do Estado não “tem absolutamente nada que cuida da energia”. Segundo ele, a Secretaria Estadual de Minas e Energia vai cuidar das energias renováveis, uma grande potencialidade do Piauí.
“Nós temos um grande potencial de energia eólica, gerada pelos ventos, a questão da energia hidráulica, dos barramentos, mas também da energia solar. É preciso que a gente tenha, no contexto de grandes investimentos nacionais, a gente possa estar trabalhando nisso também”, declarou Wilson Martins.
Ele informou que uma das grandes potencialidades do Piauí é o gás natural. O Estado tem 17 lotes no lado do Piauí na bacia do rio Parnaíba e três do lado do Maranhão, com indícios de gás natural. “No Piauí são 17 lotes e tem um estudo aéreo geofísico, um estudo geoquímico e um estudo sísmico. Temos evidência segura que pode ter gás natural ali e até petróleo. É necessário que para isso tenho um órgão do Governo do Estado”, falou Wilson Martins.
Ele chegou a pensar em uma Coordenadoria, um Instituto e terminou pensando na Secretaria Estadual de Minas e Energia. “Temos que ter um órgão que possa cuidar especificamente da mineração e da geração de energia”, declarou Martins. Após a formatação da Secretaria Estadual de Minas e Energia, o governador Wilson Martins vai enviar para análise e votação pela Assembleia Legislativa.
Fonte: meionorte.com