Ao desembarcar em Teresina, nesta quarta-feira (4), após viagem oficial aos Estados Unidos, o governador Wilson Martins afirmou que a primeira experiência que conheceu naquele país e pretende adaptar no Piauí será na área de combate às drogas. Wilson Martins cumpriu agenda oficial durante 10 dias em Miami, Livermore e Palm Beach, enquanto Moraes Souza Filho permaneceu como governador em exercício. O termo de reassunção ao cargo de governador foi assinado no hangar do Governo do Estado.
“Conhecemos o trabalho desenvolvido pelo DARE (Drug Abuse Resistance Education) no combate às drogas, com foco no trabalho de prevenção dentro das escolas. Já temos um trabalho nesse sentido no Piauí, com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e vamos ampliá-lo”, disse o governador Wilson Martins. Criado há 28 anos, o DARE já exportou sua metodologia de atuação para 45 países, inclusive o Brasil. Durante reunião com a direção do DARE foi definido que técnicos do órgão visitarão o Piauí para trazerem para o estado a experiência que vivenciam nos Estados Unidos.
“Também pude conhecer experiências bem sucedidas nas áreas de segurança pública, saúde e meio ambiente. Tenho certeza de que vamos conseguir boas parcerias, especialmente em relação à vinda de tecnologia e modernos sistemas de inteligência para o Piauí”, comentou Wilson Martins, que visitou ainda a maior rede hospitalar dos Estados Unidos, um moderno complexo de tratamento de resíduos sólidos que gera energia a partir do lixo recolhido.
Sobre o ano de 2012, o governador disse que será aprimorado o sistema de gestão com foco no planejamento, estabelecimento e acompanhamento de metas para todos os órgãos da administração estadual. “Alcançamos muitos avanços no ano de 2012 graças a esse planejamento, como a construção de obras com recursos próprios, como a Ponte do Mocambinho, que tem melhorado a mobilidade entre as zonas Norte e Leste de Teresina”, disse o governador.
Já o vice-governador, Moraes Souza Filho, avaliou como positivo o período em que ficou à frente do Governo do Estado. “Foi um período muito produtivo. Não houve dificuldades, o governador Wilson Martins deixou tudo programado e agora volta com novas idéias para serem implementadas pelo Governo do Estado”, argumentou.