Wilson recebe os 120 estudantes selecionados para o intercâmbio estudantil (Fotos: Thiago Amaral)

A vida de 120 alunos da rede estadual de ensino mudará a partir de janeiro de 2014. Essa é a data em que os aprovados no programa Aprender é uma Viagem embarcarão para os países em que estudarão por um período letivo, com todos os custos cobertos pelo Governo do Estado. Nesta terça-feira (19), os intercambistas foram recepcionados no Palácio de Karnak pelo governador Wilson Martins.

“Um programa dessa natureza nos enche de orgulho dos nossos filhos e possibilita a eles acesso a conhecimento e cultura. Nosso sentimento é de grande felicidade. A marca desse programa é a oportunidade. E a oportunidade com base no mérito, valorizando o esforço daqueles que se sobressaíram”, disse Diógenes Sampaio, pai de Laura, aluna da Unidade Estadual Governador Pedro Freitas, em José de Freitas, que estudará no Canadá.

Além do Canadá, os alunos aprovados estudarão nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Chile e Argentina. Contarão com toda a assistência de empresa especializada em intercâmbios estudantis e terão bolsa no valor de U$ 300,00.

Em nome dos intercambistas, Joana Silva Andrade, aluna da Unidade Escolar Paulo Ferraz, em Capitão de Campos, disse que as expectativas em relação ao programa são de crescimento profissional e pessoal. “Estamos muito agradecidos e animados. É uma oportunidade única para todos nós”, afirmou.

Já o governador Wilson Martins, disse estar emocionado ao ver os rostos dos alunos aprovados. “Eu, quando era menino, tinha muita vontade de estudar inglês, mas não tinha condições. Então, tive a ideia de fazermos no Piauí um programa de intercâmbio muito bem sucedido em Pernambuco. Tivemos uma grande participação nos cursos intensivos e hoje podemos ver a satisfação e a esperança nos olhos de cada intercambista e de cada familiar seu”, comentou o governador.

Wilson também ressaltou a importância do programa para os alunos da rede estadual de ensino não apenas em relação ao conhecimento, mas também quanto a novas vivências e enriquecimento cultural. “Imagine o impacto que esses meninos podem causar às suas escolas, suas cidades ao voltar. Serão espelho, serão exemplo, e inspirarão mais adolescentes a buscarem uma vida melhor através do estudo”, analisou.

Imersão

Cerca de 1.500 alunos inscreveram-se nos cursos intensivos em inglês e espanhol oferecidos nas 21 Gerências Regionais de Educação de todo o estado. Os alunos não classificados passarão por um projeto de imersão na língua estudada: passarão 10 dias hospedados com outros alunos e professores do curso falando apenas inglês ou espanhol.

Fonte: CCom