Totalizada a apuração dos votos em Parnaíba fica constatado que o ex-prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco (PTB) foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade com 10.743 votos, não tendo conseguido, no entanto, a eleição para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) tendo obtido um total de 12.202 votos.
Fontes ligadas ao ex-prefeito alegam que o mesmo praticamente não fez campanha e que praticamente só passou a se comportar como candidato há 15 dias da eleição e por essa razão consideram sua votação uma vitória.
A segunda candidata mais votada em Parnaíba foi Juliana Moraes Souza (PMDB), que obteve 10.491 votos, conseguindo se eleger com um total de 43.579 votos. O terceiro mais votado na cidade litorânea foi o candidato Deusimar Brito, o “Tererê” (PSDB), com 10.250 votos em Parnaíba, obtendo um total geral de 15.162 votos em todo o Piauí, não conseguindo mesmo assim se eleger deputado estadual. O deputado foi um árduo combatente a favor da candidatura derrotada do atual governador Zé Filho durante toda a campanha e se destacou na imprensa pela forma aguerrida contra a candidatura majoritária própria do PSDB ao Governo do Estado e também contra a indicação de Marcelo Castro. A votação do tucano Tererê também foi bastante expressiva em Parnaíba.
A grande surpresa no pleito de 2014 foi à eleição do médico parnaibano Dr. Hélio (PTC), que teve 5.693 votos em Parnaíba, totalizando 12.997 votos no Estado. Outro candidato que também teve expressiva votação nas zonas eleitorais parnaibanas foi o candidato Ronaldo Prado (PT do B), que conseguiu 4.087 votos e um total em todo o Piauí de 6.504 votos, mas também não foi eleito. O candidato Ricardo Veras (PTC) também não conseguiu se eleger, tendo um total 2.381 votos.
Por Kairo Amaral