O deputado estadual Zé Hamilton (PTB) foi o entrevistado desta segunda-feira (14) no Jornal da Costa Norte. Em virtude da data em que Parnaíba completa 173 anos de elevação à categoria de cidade, o parlamentar abordou a história do município e lembrou que a localização geográfica a coloca como polo central.
“O que nós precisamos é saber explorar essa situação geográfica, sendo um centro de referência em educação, na saúde, no turismo, com os Tabuleiros Litorâneos. São quatro pontos que todos nós parnaibanos, políticos ou não, deveríamos nos dedicar para que sejam favorecidos”, argumentou o ex-prefeito de Parnaíba.
Zé Hamilton voltou a falar sobre a reforma política, que segundo ele deve ser tratada como fundamental. O deputado criticou a proposta de criação de um fundo de R$ 3 bilhões com recursos públicos para o custeio de campanhas eleitorais, ideia que tramita no Congresso Nacional e pode ser aprovada já para o próximo ano.
“Não se pode admitir que em uma situação de crise no Brasil se vote uma verba desta para custear eleições. Essa história de distritão, é claro que melhora um pouco da situação atual porque elimina as coligações, mas não resolve. Por outro lado, com a divisão do estado em distritos, poderão surgir novas lideranças”, ponderou.
O deputado fez críticas ao atual sistema eleitoral, no qual não prevalece o número de votos do candidato para que este venha a ser eleito. “Hoje eu sou suplente de deputado, mas tiveram candidatos eleitos de fato com menos votos que eu”, exemplificou, ao defender a convocação de uma constituinte para realização da reforma política.
Fazendo referência ao ex-deputado estadual Ribeiro Magalhães, Zé Hamilton disse que o processo eleitoral deveria ser mais simples e menos oneroso. “Eu via ele fazendo campanha rodando em uma Rural, falando no microfone e com uma caixa amplificada em cima. E assim se elegeu várias vezes, sem precisar gastar rios de dinheiro”, completa.
Ainda durante a entrevista, o deputado discorreu sobre a temática ‘Saúde’, ressaltando as melhorias que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde tem recebido, algumas das quais serão inauguradas durante visita do governador Wellington Dias à cidade.