O deputado estadual José Hamilton Furtado Castelo Branco (PTB)  participou nesta sexta-feira (19/02) como entrevistado do Jornal da Costa,  falou sobre o início das atividades legislativas do ano e comentou sobre uma conversa que teve, esta semana, com o governador do Estado Wellington Dias na qual, segundo o parlamentar, foram tratados assuntos exclusivamente de natureza administrativa, especificamente sobre Parnaíba.

Zé Hamilton se mostrou preocupado com a Bacia Leiteira da região e sugeriu ao governador que uma área do Distrito de Irrigação Tabuleiro Litorâneo do Piauí (DITALPI) fosse destinada  à agropecuária , já que três mil hectares não estão sendo utilizados. Para tanto sugeriu ao governador a elaboração de um decreto que permitirá que os tributos gerados pela atividade tributos serão destinados a um fundo para financiamento de  ciência,   tecnologia  e outras atividades inerentes à agropecuária, setor que mais empregou pessoas na região.

Sobre política, Zé Hamilton comentou que a comissão provisória de seu partido, o PTB, estará sendo formada nos próximos dias em Parnaíba e que  estará tratando do assunto com o novo presidente estadual do partido,  o senador Elmano Ferrer.

Quanto à mudança de partidos, enfatizou que o politico tem que ter lado, referindo-se a filiados a um partido e que ficam “com o pé noutro”. Segundo disse, os pré-candidatos têm que ter consciência que quando estão no partido devem acatar as decisões da sigla. O partido tem direcionamentos, podendo andar sozinho ou compor uma coligação. Sobre compromissos políticos,   afirmou que não existe nota promissória em acordo político, e o que vale é a palavra. “No dia em que esta palavra não é cumprida, a credibilidade perdeu-se pelo resto da vida”, alertou o parlamentar.

Sobre a pesquisa Costa Norte/Amostragem, divulgada na terça-feira de carnaval, o petebista se adiantou em expressar sua confiança na seriedade da mesma. Zé Hamilton, que surge em vários cenários como um dos favoritos no levantamento, depois de Florentino Neto, e em primeiro lugar quando o nome de Florentino não é estimulado nos cenários, disse que a mensagem da população é que,  no momento,   está satisfeita com a atual administração e, portanto, não o aconselha a ser candidato.

Zé Hamilton afirmou  que a política requer humildade e respeito às pessoas e não descarta sua candidatura, condicionando isso a um “fato extraordinário.”

Finaliza, como sempre enigmático em suas palavras, citando o político mineiro Magalhães Pinto: “Política é como nuvem, ora está de um jeito, ora está de outro”.

A Pesquisa que teve 400 entrevistados foi contratada pela Fundação 14 de Agosto – TV COSTA NORTE e realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. – AMOSTRAGEM entre os dias 30 e 31 de janeiro 2016, foi registrada no TRE/PI na data de 29/01/2016, sob Protocolo n. 03185/2016. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.