A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Parnaíba já tem garantido R$ 12 milhões para começar o início da segunda etapa das obras. A área tem um total de 315 hectares, dos quais 30 já estão prontos com uma cerca diferenciada, para esta primeira etapa foram gastos 2 milhões de reais.
Em breve a cidade deve receber comissão de Brasília para finalizar a aprovação do projeto. O presidente da Companhia de Zona de Processo de Parnaíba, Mirocles Veras, conta que as obras seguem as metas propostas e que os 12 milhões de reais já estão garantidos. A verba será destinada para obras como asfalto, construção de galpão para mercadoria. As
obras para o portal de entrada de caminhões e carros já foram iniciadas.
A Expectativa é de que a ZPE comece a funcionar a partir de julho de 2013. Até agora duas empresas do mesmo grupo Vegeflora, estão confirmadas para partir das Zonas. Uma delas vai trabalhar com produção de produtos farmacêuticos e a outra com a exportação de fruticultura. Ainda outras duas empresas, uma de Curtume e outra de carnaúba. Mirocles destaca que ambas as empresas que já estão aprovadas têm experiência e já atuam no mercado de exportação. Para ele a empresa de fruticultura deve estimular e aproveitar o potencial de produção dos tabuleiros litorâneos. Este ramos de fruticultura, deve criar cerca de 2 mil novos empregos na agricultura, de modo indireto.
Fonte: Jornal da Parnaíba