A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, foi apresentada pelo governador Wellington Dias ao presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, como uma das grandes alternativas de investimentos no Estado do Piauí. A ação de intercâmbio comercial aconteceu durante reunião no Palácio de Karnak realizada na manhã desta quinta-feira (17) da qual participaram também o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, secretários estaduais e parlamentares piauienses.
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China é a instância responsável por promover o intercâmbio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China, além de fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo. “Este relacionamento que o governador Wellington Dias mantém com os investidores chineses é de grande importância para a ZPE Parnaíba, cuja missão é reunir em seu condomínio empresas com foco prioritário na exportação”, disse Paulo Cardoso.
Para Charles Tang, o Piauí pode ganhar muito com o estreitamento de laços com o país de segunda maior economia do mundo. “Nós estamos aqui para vermos os projetos prioritários do governo do Piauí para atrair empresas chinesas que possam investir, ou que possam construir esses projetos. Uma das dificuldades nessa crise é a obtenção de investimentos, e a China é o único país no momento que junta a disponibilidade financeira com a disposição de investir. Eu acho que aproximação entre o governo do Estado com o mercado chinês seria muito útil para o Piauí”, declarou.
“Da nossa parte, enquanto governo, nós iremos trabalhar em busca de aprimorar áreas que possuem grande potencial para essa relação de infraestrutura e de investimentos. Tão logo a gente tenha uma agenda de concretização de negócios, certamente será o momento de uma visita minha à China”, afirmou Wellington Dias.
Dentro do processo de estreitamento de laços entre Piauí e China, a vice-governadora Margarete Coelho deve realizar visita oficial àquele país nos próximos meses, onde deve participar da feira de Cantão, uma das maiores feiras empresariais do mundo.
“Trata-se de uma missão que está sendo organizada pelo Sebrae e pelos setores privados da economia piauiense, que está indo à uma das maiores feiras multissetorial do mundo. Essa é uma viagem de prospecções. O empresariado piauiense pretende apresentar nossos produtos à feira e também buscar novas informações e possibilidades para o nosso mercado”, concluiu a
A ZPE PARNAÍBA
A ZPE Parnaíba está em fase avançada de implantação com os maiores esforços concentrados no momento nas providências para atender às exigências da Receita Federal do Brasil dentro do processo de alfandegamento. Com autorização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a primeira empresa já está concluindo a sua instalação para a extração e refino de cera de carnaúba, um produto abundante no Piauí e que tem larga aplicação industrial do mundo.