Nesta sexta-feira (27), foi realizada, em Parnaíba, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), com o tema “A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O evento é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, em abril e para a Conferência Nacional, que acontecerá em maio, em Brasília.
A Consocial é uma realização da Controladoria Geral da União, através do Controladoria Geral dos estados e municípios.
Estiveram presentes o controlador geral do Estado, Antônio Luiz Medeiros de Almeida, o auditor governamental Darcy Siqueira Albuquerque e o analista de finanças e controladoria Edilson Correia Alves Lima, o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, o vice-prefeito Florentino Neto e representantes do poder legislativo de Parnaíba, membros de conselhos e a sociedade civil.
A Conferência teve a participação de 13 municípios do norte do estado: Joca Marques, Caxingó, Joaquim Pires, São João do Arraial, Caraúbas, Piripiri, Ilha Grande do Piauí, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Pedro II, Bom Princípio, Barras e Cajueiro da Praia.
Foram realizadas palestras e mini-plenárias, divididas em 4 eixos temáticos, onde foram discutidos mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.
Foram eleitos ainda, 79 delegados que irão participar da Conferência Estadual.
O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco destacou que a sociedade precisa refletir sobre a transparência das ações para reivindicar a legalidade da gestão dos municípios.