Foto: Wanderley Portela

Nesta sexta-feira (27), foi realizada, em Parnaíba, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), com o tema “A Sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O evento é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, em abril e para a Conferência Nacional, que acontecerá em maio, em Brasília.

A Consocial é uma realização da Controladoria Geral da União, através do Controladoria Geral dos estados e  municípios.

Estiveram presentes o controlador geral do Estado, Antônio Luiz Medeiros de Almeida, o auditor governamental Darcy Siqueira Albuquerque e o analista de finanças e controladoria Edilson Correia Alves Lima, o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, o vice-prefeito Florentino Neto e representantes do poder legislativo de Parnaíba, membros de conselhos e a sociedade civil.

A Conferência teve a participação de 13 municípios do norte do estado: Joca Marques, Caxingó, Joaquim Pires, São João do Arraial, Caraúbas, Piripiri, Ilha Grande do Piauí, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Pedro II, Bom Princípio, Barras e Cajueiro da Praia.

Foram realizadas palestras e mini-plenárias, divididas em 4 eixos temáticos, onde foram discutidos mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.

Foram eleitos ainda, 79 delegados que irão participar da Conferência Estadual.

O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco destacou que a sociedade precisa refletir sobre a transparência das ações para reivindicar a legalidade da gestão dos municípios.

Prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco
Controlador geral do Estado, Antônio Luiz Medeiros de Almeida
Controladora geral do município, Ielnia Fontenele
Cerca de 400 pessoas participaram da 1ª Consocial