O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na Assembleia Legislativa, onde recebeu o título de cidadão piauiense, que a presidenta Dilma Rousseff vai lançar na próxima terça-feira programa antidrogas baseado na parceria com comunidades terapêuticas, inspirado no trabalho realizado pela Fazenda da Paz no Piauí.

Na segunda-feira, Alexandre Padilha se reunirá com as comunidades terapêuticas para discutir a questão do acolhimento e tratamento de drogas e na terça-feira, a presidente Dilma Roussef se reunirá com as comunidades terapêuticas e com a Comissão Especial de Enfrentamento do Crack e outras Drogas do Congresso Nacional.

Alexandre Padilha declarou que o modelo de enfrentamento do álcool, crack e outras drogas que o Governo Federal vai seguir será o da Fazenda da Paz, que ele já visitou e mudou sua visão sobre o tratamento contra drogas.

“O modelo que nós apresentamos à presidente Dilma Rousseff é de parceria com as comunidades e o trabalho da Fazenda da Paz será modelo para todo o país. Em Teresina, nós vamos fazer parceria com o CAPs (Centros de Apoio Psicosocial) AD (Álcool e Outras Drogas), queremos ampliar para que os dependentes não fiquem em determinados. A minha experiência foi a de conhecer muito o que foi realizado na Fazenda da Paz e o que nós podemos fazer com as várias experiências. Eu posso dizer que a base da política contra as drogas é compreender que cada pessoa tem uma relação diferente com a dependência e, por isso, é preciso serviço específico para cada situação diferente”, falou.

Nas cracolândias dos grandes centros urbanos, o Ministério da Saúde vai implantar consultórios de rua em todo o Brasil para fazer o primeiro contato com os dependentes e encaminhar para tratamento de desintoxicação e tratamento terapêutico contra álcool e drogas.

Padilha que há casos dependentes que precisão ser internados por um período curto de tempo para isso vão existir enfermarias para tratamento de dependentes de álcool e outras drogas.

O fundador e coordenador da Fazenda da Paz, Celso Luiz Barbosa, afirmou as experiências das comunidades terapêuticas serão financiadas pelo Governo Federal e isso será anunciado pela presidente Dilma Rousseff..

Ele declarou que a Fazenda da Paz atende 189 dependentes químicos nas comunidades terapêuticas da Terra da Esperança e Flor de Maria, em Timon (MA), e na Luz e Vida, na Cacimba Velha, na zona rural de Teresina.

Fonte: Meio Norte