Naomi Campbell ficou indignada com uma declaração preconceituosa que teria sido feita pelo agente Bruno Soares ao jornal inglês "Daily Mail". "Os negros no Brasil são pobres e não consomem moda. Isso se reflete no casting", teria dito o agente ao justificar a ausência de negros nas passarelas da São Paulo Fashion Week.

A modelo enviou um email à coluna de Bruno Astuto, publicada no jornal "O Dia", mostrando revolta com a declaração. "Isso é absurdo. O que está acontecendo? Como podem dizer uma coisa dessas?", disse a top no email.

Quem também se mostrou indgnada foi a jornalista Glória Maria. "Eu não vou nem citar a Taís Araújo, a Camila Pitanga e a mim mesma, que somos consumidoras de moda, mas os milhares e milhares de negros que são juízes, advogados, empresários e formadores de opinião que ajudam a sustentar a indústria da moda. Basta olhar a seção de economia das principais revistas e jornais para ver a importância do consumidor negro no mercado brasileiro. Isso é falta de cultura e de informação", disse Glória.

Bruno Soares, no entanto, nega que tenha feito tal declaração. "Eu não disse nada daquilo. O repórter quis criar uma frase polêmica para vender jornal. Sou negro, trabalho há anos no mercado da moda, já desfilei para marcas como Jean Paul Gaultier e fotografei para revistas como a ‘Vogue’ francesa e a ‘Harper’s Bazaar’. Nunca senti na pele preconceito por ser um modelo negro e, numa semana de moda em Paris com 15 desfiles, já cheguei a fazer 13. Hoje cuido da carreira de três modelos, entre elas, a Aline Weber. O que eu disse é que, do ponto de vista mercadológico, acredito que nós, negros, devemos vender menos. Só isso explica o número reduzido de modelos negros nas campanhas e nas passarelas", se defendeu o agente.

Fonte: 180 graus