Uma das manifestações mais importantes da região aconteceu ontem nos folguedos de Parnaíba. A tradicional festa do Bumba-Meu-Boi foi apresentada por crianças e jovens. O bumba-meu-boi é envolvente porque é característico do nordeste.

 

A magia das festas de boi se evidencia nas danças que as crianças apresentaram através dos bumbas-meu-boi mirins na segunda-feira (27) na praça de eventos Mandu Ladino, já no XI arraial São João da Parnaíba. Participar de evento assim, engrandece os grupos culturais e as manifestações artísticas.

 

A criançada embelezou o evento com a alegria e o figurino, trazendo o ritmo e suas coreografias. O bumba-meu-boi é tradição e resultado da criação coletiva das manifestações culturais, também em Parnaíba. Os pequenos colaboram com esta construção e se divertem. Teresa Ketuly disse que ensaiou e se diverte com as apresentações.

 

Antes os encontros eram feitos nas ruas, agora tem público com melhor visualização. Fato que comprova o valor conquistado pelos grupos culturais. Enquanto para as crianças e jovens o bumba-meu-boi é diversão, para os demais significa cultura e valorização da arte regionalista.