Enquanto muitos estudantes já arrumaram as malas para viajar e aproveitar as férias, outros precisam estudar de forma dobrada para recuperar as notas baixas do semestre. Nessa hora, o conselho dos professores é que os alunos estudem para conseguir notas aprovativas nas provas de recuperação e iniciem o segundo semestre com boas notas.  Isso, segundo os especialistas da área, ajudam a evitar uma reprovação no final do ano.

O inciso IV do artigo 13 da LDB, diz que cada docente deve estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. Anos atrás a prova de recuperação só era aplicada no final do ano letivo, o que aumentava as chances de reprovação.

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental I, Kalina Lígia, além de ajudar o aluno a recuperar as notas, a recuperação no final do primeiro semestre possibilita que o estudante reveja os assuntos estudados e tenha a chance de aprender os assuntos que não foram assimilados. “Infelizmente o sistema nos restringe a uma nota e temos sempre que está recuperando estas, quando estão baixas, mas isso tem suas vantagens, pois possibilita assunto e possa melhorar e aprender mais”, disse.

 

Fonte: Meio Norte