Nessa época do ano os produtos mais procurados nas farmácias são os antialérgicos, comprimidos de vitamina c, pomadas para queimadura, mel, pastilhas para garganta e os nebulizadores. Tudo para não ficar desprotegido.  

Um kit básico com cada um desses produtos custa, em média, R$179,00 nas farmácias de Parnaíba. Agora, se você já tem o nebulizador, que é muito utilizado para desobstruir as vias aéreas, aí não vai gastar mais que R$44,00. 

Nas unidades de emergência os casos mais comuns são as viroses e as doenças respiratórias, que atacam as vias aéreas superiores como nariz, boca e garganta, e as vias aéreas inferiores que são os brônquios e os pulmões, e o resultado são as bronquites, pneumonias e asma. 

A pediatra Vânia Carvalho afirma que na clínica em que trabalha os atendimentos aumentam consideravelmente entre abril e agosto, e para não perder a festa de São João, melhor é se prevenir e tomar alguns cuidados. 

Confira algumas recomendações da especialista para evitar doenças respiratórias nesse período: 

– Evitar frequentar locais com aglomerações de pessoas, de forma a diminuir a disseminação e o contágio;

– Hidratar-se ingerindo, preferencialmente, água e sucos naturais;

– Procurar manter uma alimentação saudável;

– Crianças, mulheres grávidas ou amamentando devem procurar auxílio médico aos primeiros sinais de problemas respiratórios;

– Os alérgicos devem se afastem ao máximo das fogueiras. “Evitem os fogos que produzem muita fumaça, procurando sempre lugares ao ar livre”;

– Evitar o uso de medicamentos sem orientação médica.