Com a Orla de Atalaia concluída, o litoral do Piauí está pronto para receber os turistas durante as férias. São esperados pela Secretaria Estadual de Turismo durante todo o mês pelo menos 100 mil turistas na região durante todo o mês de julho.

Silvio Leite, secretário de turismo do Paiuí, disse que a infraestrutura está sendo o diferencial para o desenvolvimento de todos os municípios da região litorânea. A Polícia Militar enviará um efetivo de 132 policiais de Teresina, sendo 35 a mais em relação à quantidade enviada no mesmo período do ano passado. Serão deslocados 16 carros, 16 motocicletas e 6 quadriciclos para reforçar o policiamento ostensivo.

O Corpo de Bombeiros também contará com 50 homens no local e está em processo de aquisição de dois jet-skis para busca e salvamento nas praias. O equipamento permitirá uma maior agilidade no resgate. Em relação ao trânsito, diversos órgãos devem atuar conjuntamente com ações de fiscalização e educação.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Companhia Independente de Trânsito (Ciptran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharão no ordenamento do trânsito, sobretudo para coibir o uso de bebidas alcoólicas ao volante. Os serviços de abastecimento de água, energia e correspondentes bancários também fora, ampliados para o período.

Participam ainda das ações no litoral, a Sesapi, Semar, DER, Dnit, Semar, Agespisa e Eletrobras. Sílvio Leite adiantou ainda que as questões com a falta de energia já foram muito debatidas com a Eletrobras e que esse problema não deve se repetir.