Os bacharéis em Direito enchem os cursinhos preparatórios para tentar passar na prova da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, que tem como objetivo testar a capacidade básica necessária para o exercício da profissão, ou seja, quem quer ser advogado, além de se formar em Direito, tem que passar no exame para ser inscrito na OAB.

Desde o ano passado, o concurso foi unificado em todo país. Na 1ª prova do novo sistema, em junho de 2010, apenas 14% dos 95 mil inscritos passaram. Em dezembro, nova prova e o pior resultado da história da ordem. Apenas 10% foram aprovados. 9 entre 10 inscritos falharam no teste. Para passar é preciso acertar a metade da prova, e não é fácil.

Arthur Moraes formou-se em Direito no ano passado, já tentou 2 vezes a prova da OAB, sem sucesso. Numa delas chegou bem perto. Tinha que acertar 50 questões acertou 49. Mas ele não desiste. Próximo dia 17 vai tentar novamente.

O administrador Raimundo Rezende, que há 3 anos prepara alunos para o exame, diz que a prova está mesmo mais complexa e rigorosa. Mas defende o rigor dos exames, pois segundo ele, essa é uma garantia do país ter advogados com qualidade.