Verificar e-mail, conversar com quem está longe e dar uma olhada no Portal Costa Norte. João de Maria e Moisés Rodrigues têm que ir até uma lan house para fazer tudo isso. Eles querem ter internet em casa, mas acham que os planos são muito caros. 

O Governo Federal e as empresas de telecomunicações fecharam um acordo para que em até 90 dias os planos de banda larga fiquem mais baratos. 

Nos estados onde não há cobrança de ICMS pelo serviço, o usuário vai pagar R$29,80. E onde há cobrança do imposto, o preço sobe para R$ 35,00. 

Hoje, só 27% das casas têm acesso à internet no Brasil. A previsão é que até 2014, 70% das residências brasileiras estejam ligadas à internet. 

O problema é que as empresas nem sempre enviam para os computadores uma conexão com a velocidade que foi combinada. No caso do plano nacional de banda larga, o usuário pode contratar um mega de internet, mas, na prática, receber bem menos que isso. É que ainda não existe um regulamento de qualidade da banda larga no Brasil.

Segundo o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, a melhor forma de garantir a qualidade, é a Anatel fazer a votação dos regulamentos de qualidade mínima na internet, e isso será feito até o dia 31 de outubro deste ano.

Até lá o usuário precisa ser paciente.