Apenas um clique separa o internauta de uma armadilha. As estratégias variam, mas a maioria dessas mensagens tem o mesmo objetivo: instalar programas no seu computador. Com eles, os criminosos descobrem informações pessoais como número de documentos, senhas de banco, a rotina da casa. Tudo muito rapidamente.

O especialista em segurança na internet, Jefferson D’addario, explica que todo o cuidado é pouco. As quadrilhas virtuais tentam de tudo para se instalar nos computadores pessoais. Tem mensagem dizendo que é de banco e pede para você atualizar o cadastro, outras falam sobre intimação da justiça. Tudo mentira!

Uma dica para saber se o e-mail é falso é colocar o mouse em cima do endereço, sem clicar. O endereço verdadeiro da página vai aparecer. Quando o nome não tem nada a ver com a empresa ou quando termina em “.php” pode ser golpe.

Quando a pessoa clica em um link falso, em poucos segundos começa a instalação de um programa. É tão rápido que não dá tempo nem de pensar. Pouca gente vai perceber, mas o espião já está no computador. Ele fica guardado num arquivo na máquina, que a pessoa não percebe.

O inimigo invisível pode assustar, mas o conselho é ficar atento e se desconfiar de alguma coisa, não clique. 

Fonte: G1