Os alunos do curso de Biomedicina do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, iniciarão estágio obrigatório da grade curricular na 1ª Coordenação Regional de Saúde.

O convênio firmado nesse último dia 07 de julho tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de complementação do ensino e da aprendizagem prática, que propicie o seu aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, por meio da participação em situações reais de vida e trabalho.

De acordo com a professora France Keiko Yoshioka da UFPI, o curso de Biomedicina deve formar o aluno já habilitado na área de análises clínicas entre outras e os estágios fazem parte dos últimos períodos do curso, sendo que, em muitos casos os convênios além de complementar a carga horária exigida, é uma porta no mercado de trabalho.

“Os estágios através de convênios é muito favorável para os recém-formados que já começam a trabalhar ao sair da universidade, afirmou Keiko.”Sobre o estágio ofertado pela Regional de Saúde de Parnaíba, Keiko ressalta a oportunidade ímpar para os alunos selecionados, devido abranger áreas bem específicas de imunologia e trabalhar com diagnóstico de doenças entomológicas como: leishmaniose, malária e dengue.

“A Regional de Saúde vai enriquecer a carga de estágio, oferecendo o que outros laboratórios não possibilitam; como conhecer os vetores e o que causam ao homem, bem como trabalhar com o diagnóstico de doenças específicas", ressaltou.