Até 19 de julho deste ano, os Estados e os municípios notificaram ao Ministério da Saúde a ocorrência de 18 casos de sarampo no Brasil, relacionados à importação do vírus de genótipo D-4, que circula na Europa. Os casos foram notificados nos Estados do Rio Grande do Sul (7), Rio de Janeiro (4), São Paulo (3), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1), Piauí (1) e no Distrito Federal (1).

A campanha de vacinação contra o sarampo, voltada para crianças de um a menores de sete anos, termina nesta sexta-feira (22) em oito Estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Até a manhã de quarta-feira (20), 8.788.736 crianças haviam sido vacinadas nesses Estados, número correspondente a 85,72% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. O objetivo da campanha que começou em 18 de junho é vacinar 95% das crianças dessa faixa etária, o que corresponde a 10.253.073 pessoas.

Nos municípios dos demais Estados e no Distrito Federal, a vacinação contra sarampo acontecerá de 13 de agosto a 16 de setembro.

A vacina é a única maneira de se proteger contra o sarampo, que é uma doença aguda, altamente contagiosa.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Fonte: 180graus