Na madrugada deste domingo, dia 24, os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta acompanharam o nascimento de mais de 40 Tartarugas de Couro ou Tartaruga Gigante na praia da Pedra do Sal em Parnaíba, litoral do Piauí.

A saída dos filhotes do ninho durou cerca de duas horas, após a eclosão os biólogos do Tartarugas do Delta conduziram os animais até o mar onde foi realizada a soltura.

Para a coordenadora técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana, o número de Tartarugas de Couro que nasceu durante a madrugada pode ser considerado um fenômeno bastante positivo porque a destruição dos locais de desova e a baixa taxa de sobrevivência das tartaruguinhas recém-nascidas torna esta espécie a mais ameaçada de extinção.

“Em virtude da complexidade da Tartaruga de Couro e pela baixíssima natalidade desse animal se comparado com outras espécies, ter o nascimento de mais de 40 filhotes na praia da Pedra do Sal nos deixa muito animados com o trabalho que estamos realizando”, explicou a bióloga.

A Tartaruga de Couro ou Gigante é o símbolo do projeto piauiense patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O animal pode chegar a medir dois metros de comprimento de casco, pesar 900 quilos e viver em média um século.

A praia da Pedra do Sal em Parnaíba é a principal área de reprodução da Tartaruga de Couro no litoral do Piauí.

Veja mais em www.tartarugasdodelta.org.br 

Fonte: Ascom Tartarugas do Delta