Os professores da Universidade Federal do Piauí poderão entrar em greve. De acordo com informações da Associação dos Docentes da UFPI, está marcada para o dia 03 de agosto, próxima quarta-feira, uma assembleia geral para discutir as possibilidades de deflagrar uma greve no segundo período letivo.

A medida é resultado da greve dos servidores técnicos da universidade, que foi deflagrada ainda no começo de junho. “O governo federal não tem estabelecido negociações efetivas com o sindicato nacional (ANDES) para apreciar a proposta de carreira docente e as reivindicações salariais da categoria”, afirma Mário Ângelo (foto).

Além de um piso salarial no valor de 2.194,76 para professores graduados de 20h, com reposição desde janeiro desse ano, os professores querem melhores condições de trabalho, mais autonomia universitária e concurso público para docentes.

“O Governo Federal alega que não há fundos para o reajuste reivindicado pelos servidores públicos federal (SPF), mas o Brasil hoje está a serviço da dívida. Enquanto para os servidores públicos não tem dinheiro. Em 2010, a dívida consumiu 45% dos recursos públicos”, explicou o presidente, que se baseia em estudos do DIEESE, que apontou um montante de R$ 40 bilhões, apontado pelo governo como total necessário para contemplar tanto as reivindicações gerais dos servidores públicos federais quanto às específicas de cada categoria, e representa menos do que é gasto em vinte e três dias com o pagamento da dívida pública.

Fonte: Portal AZ