A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), lembrou do Dia Mundial da Amamentação, comemorado neste 1º de agosto. Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou no Rio de Janeiro a campanha da Semana Mundial de Amamentação, onde foi apresentado o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, importante iniciativa do Governo Federal, cartilha que informa como garantir os direitos das mães e dos recém-nascidos.

Guia destaca os benefícios do aleitamento materno. Segundo o Ministério da Saúde, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, além de proteger a criança de inúmeras doenças", completa a deputada Iracema Portella (PP-PI).

Iracema defendeu que o ato de amamentar cria um vinculo forte entre mãe e filho e faz com que o bebê seja mais tranqüilo e tenha muito mais auto-estima, além de ter um melhor desenvolvimento social. “Traz benefícios importantes, tanto para a mãe que experimenta um grande prazer, pois estimula os sentimentos maternais como para o bebê, que recebe esse precioso alimento, fonte de interação perfeita, equilíbrio, crescimento e desenvolvimento”, falou.

Atualmente, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A taxa é semelhante à média mundial, calculada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em menos de 40%.

A data foi criada a fim de promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.

Fonte:Assessoria de Imprensa Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)