Equipes de fiscalização do Imepi estiveram, no período de 25 a 30 de julho, na cidade de Piripiri, a 180 quilômetros de Teresina, onde visitaram 69 estabelecimentos comerciais durante operação de rotina. Os fiscais apreenderam brinquedos, mamadeiras, lanternas de LED, lâmpadas fluorescentes e capacete, todos sem a certificação obrigatória do Inmetro.

Das quinze lanternas apreendidas, cinco apresentavam afixados na embalagem o mesmo selo de conformidade utilizado em brinquedos , numa clara tentativa de ludibriar o consumidor. “Na hora da compra, mesmo quando existe o selo do Inmetro no produto, é preciso ficar atento: a marca não garante a segurança quando utilizada de forma indevida”, esclarece a metrologista Maria José Silva.

Os fiscais apreenderam um capacete com todas as características daqueles utilizados por motociclistas, mas que não possuía o selo de conformidade costurado dentro da peça e afixado do lado de fora, contendo o número da norma de aprovação do Inmetro. E o mais grave: na etiqueta presente no interior do produto, o fabricante informa que não se responsabiliza pelo seu uso indevido.

Ainda em Piripiri, foram interditados condicionadores de ar, televisores e refrigeradores sem a etiqueta obrigatória de eficiência energética, além de panelas de pressão e cadeiras de plástico sem o selo do Inmetro.

Fonte: Ccom