A Prefeitura de Parnaíba iniciou no último dia 30 de julho os trabalhos preliminares necessários ao projeto paisagístico da Praça da Graça, para atender exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que, na semana passada, autorizou a substituição do piso de pedra por outro de tijolos paver, intertravados.

A arquiteta Rosalina Veloso, responsável pelo projeto de requalificação da Praça da Graça, informou que dentro deste levantamento foram marcadas diversas árvores para a realização de estudos sobre a real necessidade de uma poda ou, em casos específicos, a remoção. “No entanto a prioridade será o tratamento fitossanitário das plantas, que serão valorizadas dentro do projeto”, garantiu. A arquiteta ressaltou que o trabalho de restauração será orientado pela preocupação da Prefeitura de respeitar o sentimento da população em relação à praça.

Entre as ações iniciadas na semana passada, relativa à proposta paisagística, estão a elaboração de um diagnóstico do inventário florístico para Identificação das espécies existentes e daquelas que venham provocar riscos ao acervo arquitetônico existente; Indicação de espécies mortas com troncos secos; Revisão de todas as golas das árvores e verificação com a garantia de acessibilidade e mobilidade na praça; Diagnóstico fitossanitário para as espécies existentes e poda reparativa manual nas espécies, observando o comportamento das raízes.

“Estamos trabalhando para consecução de um projeto adequado às necessidades da cidade e em consonância com as determinações legais”, prosseguiu Rosalina. Ela explicou ainda que a substituição do piso, que já foi autorizada pelo Iphan, dependia deste estudo prévio e agora será licitada, mediante as definições necessárias e contidas no Edital de Licitação.

Outra informação de Rosalina Veloso é que a requalificação da Praça da Graça será feita mediante a execução de três projetos. Um projeto arquitetônico, um projeto paisagístico e um projeto de iluminação. “Destes três projetos, o arquitetônico já foi aprovado e os demais deverão ser discutidos com o Iphan, no decorrer da aplicação do novo piso”, finalizou.

 

Com Informações: F.Carvalho