O governador Wilson Martins apresentará na reunião da Fiesp os atrativos do estado piauiense nos setores de agronegócio, turismo, mineração, indústria de transformação, turismo, educação e saúde durante o evento ‘Investir Piauí’.
O evento iniciará hoje (8) e o governador explanará todos os números da economia do Piauí, como o crescimento PIB e os investimentos fiscais da Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba (ZPE). “Estamos levando todas as informações que os empresários precisam sobre as possibilidades de investimentos”, explica o governador.
Com a presença de empresários influentes de São Paulo, Wilson Martins irá inaugurar uma Rodada de Negócios, durante esta terça-feira (9), que tem como objetivo apresentar de forma mais detalhada as condições de infraestrutura, vantagens e incentivos que o Piauí oferece a empresários nas diversas áreas priorizadas pelo governo.
Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba
A ZPE abrange uma área de 315 hectares no município de Parnaíba e fica próxima do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, a 1 km da BR-343 e a 4 km da linha férrea. O governo já investiu R$ 750 mil na área, com incentivos que chegam a total isenção de impostos e 75% do imposto de Renda.
A proposta do projeto é investir em um perfil industrial, obedecendo três linhas: o agronegócio, a fármaco-químico e empresas de tecnologia, como as universidades federal e estadual de Parnaíba.
Segundo o presidente da ZPE, Mirócles Veras, mais da metade das atividades da região serão voltadas ao mercado externo. Além das empresas poderem enviar 100% dos lucros da exportação ao exterior.
A estimativa é que pelo menos cinco empresas já se instalem no primeiro lote de 50 hectares no próximo ano. "Nossa estimativa é de que já nesse primeiro ano de funcionamento possamos dobrar as exportações do Piauí", aposta Veras. Só em 2010, as vendas piauienses voltadas para o exterior chegaram a U$ 180 milhões.
Fonte: Portal AZ