Foi anunciado pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Carlos Alberto Pereira, que cerca de 500 vagas serão reduzidas no vestibular 2012 da instituição. O Conselho Universitário da UESPI deverá decidir, ainda este mês, sobre a quantidade de vagas que serão ofertadas pela universidade.

A cidade de Parnaíba, na maioria das vezes, é a mais prejudicada, onde o Curso de Cadetes da Academia de Polícia Militar do Piauí foi retirado, que teve sua última turma encerrada no dia 17 de julho de 2009. As vagas para o Curso de Odontologia da UESPI/FACOE, no Campus Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba, já foram  ameaçadas inúmeras vezes.

A oferta de vagas dependerá das condições estruturais da UESPI que está em crise institucional desde setembro de 2010. "O que tem estrutura funcionará, o que não tem, não vai ser ofertado. Temos que ver ainda a quantidade dessas ofertas, que também passa pelas condições de cada curso e, nesse momento, temos um problema grande com laboratórios", relatou o reitor.

Aredução das vagas vem acontecendo de forma cada vez mais preocupante. Segundo Carlos Alberto, há cinco anos tínhamos 5 mil vagas. No ano passado foram 3 mil e 500 vagas, já no vestibular deste ano  foram ofertadas 3.580 vagas. E o que tudo indica é que as próximas vagas na UESPI não passem de 3 mil.

Cursos como Segurança Pública estão recebendo uma atenção maior da administração da universidade por conta da falta de estrutura. A possibilidade, segundo o reitor, é que a graduação não seja mais ofertada. Ele explicou, contudo, que nenhum aluno será prejudicado caso ocorra o fechamento de cursos. "Não vamos encerrar o curso e prejudicar os alunos. Todas as turmas que já começaram vão até o final", ressaltou Carlos Alberto.

No início do ano, a UESPI enfrentou uma greve de mais de 40 dias de professores e alunos. As pautas de reivindicação integram o movimento da comunidade acadêmica, denominado "SOS UESPI" que teve início ainda em setembro de 2010 e tem mobilizado a comunidade acadêmica. Na pauta de reivindicações dos estudantes consta a melhoria da infraestrutura da Universidade, sejam laboratórios ou bibliotecas. Já os professores pedem melhoria salarial.

 

Informações: Jornal da Parnaíba