A praia de Pedra do Sal viveu seus melhores dias de competição. As ondas da pedral variavam entre 03 e 05 pés, propiciando a formação de uma parede para que os surfistas demonstrassem toda sua performance.

Destruição total do lip da onda, aéreos, reverses, show de surf. O kitewave superou as expectativas. Adrenalizante é sinônimo uma velocidade no qual o surf local jamais alcançará. Rasgadas, floaters, aéreos, back loop e muito mais. Nos dias 13 e 14 de agosto deu início o circuito de surf no Piauí. A ASPI – Associação de Surf do Piauí, organizadora do evento, está a cada ano buscando inovar e valorizar os esportes no litoral de Parnaíba, a criação do CPK – Circuito Piauiense de Kitewave é a grande novidade. Pela 1ª vez tivemos kitesurfistas velejando e surfando nossas ondas competindo em busca da premiação e pontos para o ranking final. Pensando na valorização dos atletas a ASPI distribuiu mais oito mil reais em premiações.

As ondas da Pedral no dia 13, sábado, início da 1ª etapa, estava com cerca de 4 pés abrindo para os dois lados, foi um festival de manobras radicais, muita água voando e rabetadas para todo lado. Na categoria mirim Lucas Costa, o Noronha, surgiu para abrilhantar o evento, sempre consistente nas manobras deixou vários favoritos nos locais da pedral para trás, deixando Ian em 2° seu irmão Breno em 3° e Lukas Marcos na quarta colocação.

 

Na categoria Júnior manobras modernas aliadas às tradicionais manobras do surf foi a regra, aéreos misturados com cutbacks, levantaram o público presente nas areias da pedral. O destaque foi o surfista local de apenas 12 anos, Juliano, que deixou para trás surfistas mais experientes.

Juliano é uma grande promessa do surf piauiense, chegou a final levando a 4ª colocação. José Antônio Tempinho retornou ao topo do pódio depois de ter se aventurado pelo Ceará. Numa grande fase tempinho teve calma e buscou fazer um surf tradicional aliando a modernidade através dos aéreos reverses e reverses de back, seguido de Lucas Mateus um grande talento local campeão da última etapa de 2010, Lucas surfou com muita radicalidade. Na terceira colocação ficou Gilvan Fusca, surfista radical que sempre chega as finais, falta apenas uma consistência na linha de surf para que Fusca chegue ao topo.

 

 

Categoria Master, para surfistas acima dos 30 anos, Deodato Silva, com um surf de linha, barrou o surfista Quadrado, campeão piauiense, que seguido do tetra campeão piauiense Marcio Silva e do surfista Júnior Sousa, formou a final master.

 

No kitewave a adrenalina foi total, velocidade, fluidez e radicalidade, era visto em todas as baterias desta nova modalidade inserida pela ASPI no litoral piauiense, os locais da praia do coqueiro dominaram. Jardy com boas manobras rasgadas, floaters, batidas, foram manobras que estavam no seu repertório. A 2ª colocação ficou com Vinícius, seguido de José Vitor, 3° lugar e Tiago 4° lugar.

Por: Deodato Silva