A Polícia Federal em Tabatinga (AM), na fronteira com a Colômbia, informou nesta quinta-feira (18) que apreendeu cerca de 5 kg de cocaína em uma mala de um espanhol de 60 anos, durante fiscalização no aeroporto da cidade. Ele foi preso por tráfico internacional de drogas.
Segundo nota da PF, é a primeira vez que cocaína é encontrada nessa forma gelatinosa. A droga estava escondida dentro de um fundo falso da mala do espanhol. Por causa da gelatina, a cocaína ganhou forma de uma manta de um metro e meio de comprimento, o que permitiu que fosse dobrada dentro da mala.
A polícia disse que descobriu a droga porque o espanhol mostrou nervosismo durante a abordagem no aeroporto. A polícia divulgou apenas as iniciais do homem: I.D.L. Em depoimento, segundo a PF, ele disse que estava no Brasil desde o dia 11 de agosto. Desembarcou em Fortaleza (CE), depois viajou de avião para Manaus e Tabatinga.
Conforme o depoimento, em Tabatinga o homem atravessou a fronteira pela cidade vizinha Letícia, na Colômbia. Lá, encontrou-se com dois homens que lhe entregaram uma mala com a cocaína gelatinosa. O espanhol disse ainda que receberia pela cocaína, na Espanha, 8.000 euros (cerca de R$ 18.500) e o reembolso das despesas da viagem para o Brasil.
Foto: Folha.com
Fonte: meionorte.com