O deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS), que tomará posse na manhã da próxima terça como ministro da Agricultura, defendeu nesta sexta-feira (19) a regulamentação da prática de lobby. Segundo ele, não se pode fazer uma associação direta entre lobistas e irregularidades. “Lobista é uma coisa, eu já disse, ladrão é outra”, disse.

Wagner Rossi, antecessor de Mendes Ribeiro na pasta, pediu demissão após uma série de denúncias de irregularidades, entre elas a suposta relação com o lobista Júlio Fróes. Na Câmara, Mendes Ribeiro disse que apresentou um projeto para regulamentar a prática de lobby.

De acordo com reportagem da revista "Veja", o lobista Júlio Fróes atuaria em uma sala no prédio do Ministério da Agricultura e intermediaria negócios com empresas. De acordo com a revista, o suposto lobista teria um "escritório clandestino" dentro do ministério no qual prepararia editais, analisaria processos de licitação e defenderia os interesses de empresas nesses processos.

Segundo a revista, o então secretário-executivo da pasta, Milton Ortolan, atuaria junto com o lobista. Antes de pedir demissão, Rossi havia dito em audiência pública no Congresso que houve um “descuido”, mas que não poderia assumir a responsabilidade pelo caso.

Identificação
Mendes Ribeiro disse que assim que tomar posse no cargo vai determinar a identificação de todas as pessoas que entrarem no Ministério da Agricultura, bem como o motivo da visita.

“Se o Júlio Fróes entrasse no Ministério Agricultura, ele precisa entrar identificado”, afirmou o novo ministro. Ele negou conhecer Fróes.

“O Poder Executivo tem que ter essa regulamentação do lobby. Tem que ter um regulamento de quem pode freqüentar as salas. Tem que ter câmeras para depois serem checadas”, afirmou.

Autonomia
Perguntado se teria carta branca para preencher os cargos no Ministério da Agricultura, Mendes Ribeiro disse não ter dúvida.

Segundo Mendes Ribeiro, a presidente Dilma Rousseff lhe disse que fizesse o que achasse necessário para resolver os problemas da pasta. “Confio em ti”, disse Dilma, segundo relato do novo ministro.

Sobre as denúncias de irregularidades, Mendes Ribeiro disse que terá uma reunião com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, para tratar do assunto.

Mendes Ribeiro brincou com quantidade de problemas que encontrará no ministério. "Se não fosse encontrar pepino no Ministério da Agricultura, onde mais eu encontraria?".

Sobre a falta de conhecimento do setor agropecuário, Mendes Ribeiro respondeu que “o [José] Serra foi um bom ministro da Saúde [e não é médico], eu fui secretário de obras e não sou engenheiro, só peço um tempo para mergulhar e entender as coisas”.

O novo ministro disse ainda que vai conversar com entidades do setor como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e também com ex-ministros para recolher sugestões.

Ele disse já ter feito contanto com integrantes da bancada ruralista no Congresso.

Fonte: g1.com