A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está sediando aulas do Projeto Lian Gong. A nomenclatura do projeto relaciona-se a uma técnica milenar das artes corporais chinesas.

As aulas acontecem três vezes por semana, das 7h às 8h da manhã, no salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, destinadas as pessoas hipertensas do Posto de Saúde Familiar do bairro, módulo 34.

As atividades são feitas através de um conjunto de 18 exercícios, os movimentos que trabalham as extremidades do corpo, da coluna cervical aos dedos dos pés.  Eles são feitos em pé, trabalhando uma respiração natural, e ajudando a regular a pressão.

A iniciativa do Projeto Liang Gong é de acadêmicas do curso de fisioterapia da UFPI, com o apoio da prefeitura de Parnaíba, a UFPI e a comunidade nossa senhora do perpétuo socorro. É um trabalho de conclusão científica, com a finalidade de relaxar e diminuir a pressão dos idosos participantes do projeto.

A orientadora do TCC, Ana Karine, relata que a proposta é relevante e o projeto deve ser expandido para outras comunidades, visto que, a experiência está sendo positiva e com grandes resultados.

O trabalho com os idosos está com quase dois meses e a meta é que eles cheguem à pressão ideal 12/8. Por isso, toda semana são entregues botons, uma espécie de broche, para aqueles que conseguiram chegar à pressão ideal 12/8, um incentivo e uma alegria a mais. Com uma média de 50 anos, os alunos são incentivados para uma vida saudável e de melhor qualidade.