A cidade com aproximadamente 160 mil habitantes, caminha para ser uma cidade universitária contando atualmente com uma Universidade Federal, outra Estadual e faculdades privadas que oferecem cursos superiores nas mais diversas áreas. Em que cada uma influencia no desenvolvimento de pesquisas científicas e o preparo de futuros profissionais. Trazendo para a cidade estudantes de várias outras cidades do Piauí e de outros estados que procuram o litoral em busca do curso de seus sonhos.

Sendo uma das principais universidades do estado, a UFPI, que em Parnaíba se localiza em uma área privilegiada na Av. São Sebastião, com o Campus Ministro Reis Veloso, disponibiliza para os estudantes diversos cursos entre os quais podemos encontrar Psicologia, Fisioterapia, Administração e Ciências Contábeis. A universidade tem contribuído com projetos de pesquisa e extensão que trazem benefícios para a população com desenvolvimento sociocultural e econômico.

A Universidade Estadual do Piauí é mais um centro educacional importante no estado, também numa ótima localização em Parnaíba, na Av. Nossa Senhora de Fátima, conta com cursos como o de Direito, Enfermagem, Odontologia entre outros, enriquecendo mais ainda a grade estudantil da cidade. Dando oportunidades e formação reconhecida para diversos estudantes.

Por se tratar de uma cidade universitária, a cidade está sendo estadia para centenas de alunos durante toda a duração de cada curso e sem duvida atraindo os futuros jovens universitários.

Como é o caso de Milena Borges, que vem da cidade de São Luís do Maranhão. Mesmo apesar dos seus 21 anos, a garota tem muita determinação e vontade de vencer. Ela vem se esforçando dia após dia para conseguir seu espaço. Mas confessa que a pior coisa mesmo nessa história é a distância.

Parnaíba continuará crescendo como pólo universitário, reunindo gente de diversas partes.