O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse nesta terça-feira (6) que uma comissão geral discutirá fontes de financiamento para a saúde no próximo dia 20. A votação da regulamentação da Emenda 29, que fixa percentuais a serem gastos pela União, municípios e Estados na saúde, está marcada para o dia 28 deste mês. Mesmo sem definição da nova fontes, Maia afirmou que a data da votação será mantida.

Marco Maia afirmou também que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, será convidado para participar da comissão geral – sessão de debates no plenário da Casa com a presença de autoridades e representantes da sociedade ligados ao tema discutido.

No dia 21, o presidente da Câmara receberá os governadores na residência oficial para discutir a Emenda 29 nos estados e propostas para financiar o setor. Nesta segunda, quinze governadores aderiram ao movimento por mais investimentos na saúde.

Em nota, eles afirmam que é preciso aumentar os investimentos no setor. Os governadores se juntaram à presidente Dilma Rousseff na defesa da criação de novas fontes de financiamento para a saúde pública.

No entanto, os governadores não assumem abertamente a defesa de um novo imposto para a saúde. Eles esperam que a solução surja de um acordo com Dilma. Maia afirmou ,no final de semana, que "não há clima" na Casa para votar um novo imposto para a saúde.

Fonte: g1.com