O senador Wellington Dias (PT-PI) registrou, em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (8), o lançamento do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, conjunto de medidas que a presidente Dilma Rousseff planeja deve anunciar até o fim de setembro.

O parlamentar apoiou o plano, que segundo ele permitirá ao Brasil melhorar o atendimento a essa parcela da população, dando continuidade e ampliação às boas experiências no apoio aos portadores de deficiência. Ele mencionou programas em seu estado, o Piauí, pedindo que as boas iniciativas sejam estendidas a todo país.

"O que desejamos é que se tenha, na área da educação, uma rede capaz de qualificar profissionais para o trabalho na área da pessoa com deficiência. Que se tenha nas escolas públicas, e orientando também parcerias nas escolas privadas, condição de atendimento para a pessoa com deficiência". afirmou o senador.

De acordo com Wellington Dias, o complexo de saúde e educação do Piauí é "modelo" em atendimento a pessoas com deficiência, mas que carece de ampliação de seus serviços. Para o senador, a rede de educação precisa formar profissionais capazes de receber portadores de deficiência, e cada município deve ter pessoal qualificado em seu serviço de saúde para detectar deficiências já ao nascimento.

A legislação trabalhista precisa de mudanças, segundo o senador, para ajustar-se à realidade dos portadores de deficiência de modo a estimulá-las ao trabalho e ao empreendedorismo. Também as regras previdenciárias, lembrou Wellington Dias, devem levar em conta que algumas deficiências reduzem a expectativa de vida.

Fonte: Agência Senado