O Ministério das Comunicações divulgou, hoje, a lista de municípios que vão receber os benefícios do Programa Cidades Digitais. No Piauí são 15 localidades contempladas. O projeto é ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento e tem como uma das ações a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

O projeto inclui ainda a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. O objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

As cidades beneficiadas do Piauí são: Canto do Buriti, Coronel José Dias, Curimatá, Joca Marques, Júlio Borges, Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Oeiras, Pedro II, Ribeira do Piauí, São João da Fronteira, Sebastião Barros, Socorro do Piauí e Várzea Branca.

Fonte: Portal O Dia