Florentino ao lado do deputado Assis Carvalho

Na segunda rodada de encontros técnicos para implantação de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) em municípios do norte do Piauí, os gestores ouviram as informações sobre as vantagens do sistema de transporte, modelos implantados em outras cidades, formas de financiamento e apresentaram os primeiros estudos internos.

As duas reuniões aconteceram nesta quinta-feira (14) no auditório do Banco do Nordeste, na capital com a participação do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), articulador da proposta; prefeito de Teresina, Firmino Filho; o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e equipe, representantes das prefeituras de Campo Maior e Altos; superintendente do BNB, Francisco Lopes; técnicos do banco; além de uma empresa do setor de VLTs.

PARNAÍBA: Além do VLT, Parnaíba também vai construir um Centro de Convenções e analisa a melhor forma de financiamento.

TERESINA: A prefeitura de Teresina apresentou um estudo, destacando questões como o fluxo de passageiros e a estrutura existente para interligar a capital aos municípios de Campo Maior e Altos. A Parceria Público Privada, aproveitando a malha férrea existente (construída em 1960) e subutilizada para transportar estudantes e trabalhadores que se deslocam entre estes municípios diariamente permanece como alternativa de financiamento dos VLTs.

Segundo a Prefeitura de Teresina, a linha entre Campo Maior e Altos totaliza 41 Km, e a de Altos até Teresina é de 46 Km. Cerca de 1500 passageiros de Campo Maior e outros 3500 passageiros de Altos se deslocam diariamente para a capital. Dentro de Teresina, são realizadas cerca de 20 viagens diárias (dados da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos).

Cabe aos gestores avaliar as informações e definir internamente o melhor modelo de financiamento para o projeto. A próxima reunião ficou marcada para 15 de abril.