DATA MAGNA: Uma das datas magnas de Parnayba acontece nesta terça-feira. No dia 18 de agosto de 1762 foi instalada da Villa de São João da Parnaíba. Anteriormente, no dia 11 de junho de 1711, havia sido fundação a Villa de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahyba. Aquele lugar deu origem à Villa de São João da Parnahyba e, posteriormente à cidade de Parnaíba.
Nesta data, 18 de agosto, a cidade completa 252 anos de fundação da Villa de São João da Parnahyba, que depois foi elevada à categoria de cidade com o nome Parnaíba. No litoral do Piauí, no início do século XVIII, Pedro Barbosa Leal instalou as primeiras oficinas de couro e carne seca, e as primeiras salinas. Para a santa de sua devoção, Leal construiu a capela de Nossa Senhora de Monserrathe, 1º templo católico erigido em Parnaíba e assim o arraial passou a se chamar Vila de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahyba, até a instalação da Vila de São João da Parnahyba, em 1762.
Com as oficinas de carne e couro que se estabeleceram na primeira metade do século XVIII, Parnaíba, em 1760, atendendo a uma determinação régia de dom José I.
Uma ermida foi construída por Pedro Barbosa Leal para Villa de Nossa Senhora de Monserrathe da Parnahiba, em 1711, transformada em Passo da Paixão de Cristo. Patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Artísticol Nacional – IPHAN, no Centro Histórico de Parnaíba, Piauí.
Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a “Capital do Delta”, pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.
Fonte: Jornal da Parnaíba