Dom Rufino/ Foto: Blog Divulgando o Evangelho

Através de um comunicado publicado em perfil da Paróquia Nossa Senhora da Graça na página da rede social Facebook, a Diocese de Parnaíba noticiou o falecimento na tarde deste sábado (10/08), do bispo Dom Joaquim Rufino, Bispo Emérito de Parnaíba.

Em nota, foi compartilhado ainda que a morte do bispo se deu após longo período de enfermidade do religioso. O falecimento ocorreu na capital do estado do Piauí, Teresina.

Filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus, fez os estudos seminarísticos em Teresina, Olinda e Roma, especializando-se em Teologia Dogmática.

Ordenado Sacerdote em 1952, passou por Oeiras, Simplício Mendes e Picos até a sua nomeação como Bispo pelo Papa Paulo VI.

Em 2001, após quinze anos governando a Diocese de Parnaíba, o Santo Padre aceitou o seu pedido de renúncia e nomeou como seu sucessor o Dom Alfredo Schäffler, austríaco, incardinado no Brasil e ordenado sacerdote aqui na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Ipiranga. Em Parnaíba, Dom Rufino é conhecido por todos como “o bispo do coração”, levando em conta a sua figura de pastor e pai que ultrapassava as leis da teoria e se tornava prática no cotidiano.

Velório

O corpo de D. Joaquim Rufino deverá chegar a Parnaíba por volta das 21 horas, onde será velado. Neste domingo as 15h00min horas haverá missa de corpo presente presidida pelo o Bispo Diocesano D. Alfredo e por todos os padres da diocese em seguida o sepultamento.