O Carnaval ta aí e o que a maioria dos brasileiros mais deve fazer é … ficar de pernas para o ar no sofá. Pelo menos foi isso que 60% dos 790 usuários do aplicativo de gestão financeira Guiabolso do Brasil todo responderam quando perguntados sobre como pretendem passar os quatro dias de festa na semana que vem. Eles elegeram o sofá de casa como camarote, sem sequer uma escapada para os bloquinhos da cidade.

“Isso pode ser uma tentativa de economizar ou sair da dívida ou, mesmo, aversão a grandes multidões. De toda a forma é possível se divertir gastando pouco. Um dos segredos está em planejar com antecedência e ter boas alternativas na manga”, ensina o diretor de Produto e Tecnologia do Guiabolso, Julio Duram.

Do total, 25% dos entrevistados querem aproveitar o feriadão para se divertir nos bloquinhos da própria cidade e apenas 17% vão pegar a estrada.

Quem vai ficar na cidade, já disse que pretende deixar o carro em casa e usar transporte público ou aplicativo de carona. Além do trânsito para chegar aos bloquinhos, ainda querem evitar o custo de combustível e estacionamento.

“O importante é projetar o quanto vai gastar em cada opção e pesar na balança com o conforto e a comodidade”, propõe Duram.

 

Planejamento de viagens

Viajar no Carnaval não significa necessariamente gastar muito. A pesquisa do Guiabolso mostrou que a maioria das pessoas (53%) do estudo já havia colocado a viagem nos planos há alguns meses. Além disso, quase 70% dos consultados pelo menos estabeleceu um teto de gastos durante o período fora de casa.

“Quando o tempo é usado ao seu próprio favor você consegue encontrar mais vantagens e até mesmo negociar descontos”, explica o diretor do Guiabolso.

Fonte: Valor Investe