No índice mais elevado de autoestima medido em toda a história das pesquisas do Instituto Amostragem, encomendadas pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, 88,74% dos habitantes do Piauí declararam que têm orgulho de viver no estado. A pesquisa mostra que apenas 3,78% têm vergonha ou não gosta de viver no Piauí. 6,51% são indiferentes e 0,97% dos moradores não sabem ou não quiseram opinar.

PIAUI MN

A pesquisa revela ainda que 69,77% apontam como motivo para ter orgulho e gostar de viver no Piauí a sua família; acompanhado do povo, apontado por 45,39%; 20,02% apontam a segurança e a tranquilidade como principal fator para ter orgulho e gostar de viver no Piauí. 12,29% apontam a beleza e o patrimônio natural e histórico do Estado e; 8,62% a educação.

Os outros motivos apontados como motivo de orgulho e como justificativa para viver no Piauí foram a saúde (7,33%); pelo desenvolvimento (4,56%); riquezas (4,56%); atrações turísticas (3,47%); porque o Estado é a terra onde nasceu (2,38%); geração de emprego e renda (1,68%) e; infraestrutura (1,29%). Os que não quiseram ou não souberam opinar representam 0,89%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano em 47 municípios do Piauí, registrada, com o número PI-00411/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O levantamento foi realizados pelos seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Joaquim Pires, Esperantina, Piripiri); Litoral Piauiense (Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Lagoa Alegre, Altos); Campo Maior (São João da Serra, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos); Médio Parnaíba Piauiense (Angical do Piauí, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Francinópolis, Elesbão Veloso, Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Landri Sales, Colônia do Gurguéia); Floriano (São Francisco do Piauí, Floriano, Guadalupe); Alto Médio Gurgueia (Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí); São Raimundo Nonato (Guaribas, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Pajeú do Piauí); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Parnaguá); Picos (Dom Expedito Lopes, Oeiras, Picos, Geminiano); Pio IX (Alegrete do Piauí, Pio IX); Alto Médio Canindé (Santo Inácio do Piauí, Campinas do Piauí, Simões, Jaicós, São João do Piauí, Paulistana, Paes Landim).

A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

Piauí melhorou nos últimos 2 anos para 52,42%

A pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, apontou que 52,42% dos piauienses afirmaram que suas vidas melhoraram nos últimos dois anos, enquanto 39,49% afirmaram que suas vidas não melhoraram nos últimos dois anos e; 8,09% não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa constatou que 67,9% da população piauiense têm a expectativa para o futuro de que suas vidas vão melhorar. Para 6,95% dos piauienses, suas vidas vão piorar; 20,4% acham que suas vidas vão ficar na mesma e; 4,75% não sabem ou não quiseram opinar .
56,29% dos piauienses estão satisfeitos com suas vidas; 9,59% estão muito satisfeitos; 24,45% nem estão satisfeitos, nem insatisfeitos; 8,36% estão insatisfeitos; 0,7% estão muito insatisfeitos e 0,62% não sabem opinar.

Fonte: Efrém Ribeiro | Jornal Meio Norte