Considerada uma das mais importantes obras hídricas do Governo do Estado, a adutora do litoral  vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea do Piauí, beneficiando diretamente uma população de cerca de 200 mil moradores das cidades de Luís Correia, Ilha Grande, Parnaíba e Cajueiro da Praia.

 

E com o avanço nas obras, que estão com quase 80% concluídas, a primeira etapa do projeto já tem data de inauguração definida: março deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias durante visita a Luís Correia, acompanhado do secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, e do diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral.

 

“Com a conclusão dessa etapa, em março, os moradores de Barramares, Arrombado e Carapebas passarão a receber diretamente em suas casas água tratada, limpa e pronta para o consumo todos os dias, e depois será a vez de Sobradinho, Maramar e Macapá”, disse Wellington Dias, adiantando também que até setembro os benefícios da adutora se estenderão a Barra Grande, Cajueiro da Praia e Barrinha, abrangendo toda aquela população.

 

 

“São R$ 70 milhões investidos que estão gerando emprego e renda e, é claro, trazendo um importante benefício para  região do litoral do Piauí”, afirmou Wellington Dias.

 

Segundo o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, esta etapa possibilitará que cerca de 700 novas ligações sejam feitas, das quase quatro mil previstas no projeto.

 

O gestor também explica que dos reservatórios previstos no projeto, nove já estão prontos. Atualmente, as equipes atuam na construção dos reservatórios nos povoados Sobradinho e Camurupim, neste, também já foi iniciada a construção da estação elevatória. Há ainda frentes de trabalho finalizando a estação elevatória de bombeamento de água do povoado Coqueiro.

 

 

“Trata-se de uma obra complexa, que abrange várias frentes de trabalho e nossas equipes têm atuado de forma simultânea, em vários trechos, para concluir o projeto o mais rápido possível e possibilitar que a rede esteja pronta para que a Agespisa possa fazer as ligações internas e levar água às torneiras das casas de milhares de piauienses que moram no litoral. Isso sem contar a importância da obra para o desenvolvimento do turismo, tão importante para essa região”, destaca Leonardo Sobral, ressaltando que a adutora do litoral é um marco no desenvolvimento social, econômico e turístico da região e depois de concluída garantirá um incremento de mais 6 milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema.

 

O secretário estadual da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância da adutora para as comunidades do litoral. “É a obra mais reivindicada por todas as comunidades dessa região para ter acesso à água e também para o desenvolvimento dos empreendimentos turísticos. Toda essa região, depois do Coqueiro até Cajueiro da Praia, terá água potável com a Adutora do Litoral”, disse Fonteles, que também explicou como se dará o cronograma de inaugurações.

 

“A previsão é inaugurar os três primeiros povoados no dia 4 de março: Barramares, Arrombado e Carapebas; 30 dias depois, Sobradinho, Maramar e Macapá; no meio do ano, Barra Grande, Barrinha e Cajueiro da Praia; e no segundo semestre concluiremos na direção de Ilha Grande. Portanto, o litoral vai ficar 100% atendido com o abastecimento de água de qualidade”, garantiu.

 

SOBRE A ADUTORA DO LITORAL:

 

O sistema da Adutora do Litoral possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³ de água tratada, pronta para consumo da população. Mais de 76% da obra já está concluída e a previsão de entrega total é setembro de 2022.

 

Fonte: CCom