Aconteceu na manhã de ontem (08) o lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2014. O lançamento, previsto para acontecer com a presença do governador, acabou sendo assistido pelo secretário de Desenvolvimento Rural e irmão do governador, Rubem Martins.

No ano passado, o Piauí ganhou a certificação de área livre da febre aftosa com vacinação, o que pode refletir no crescimento da comercialização do gado do estado, que agora pode ser vendido para qualquer parte do país.

Desde o dia dois de janeiro, o criador já pode comprar a vacina, que tem prazo para o que vai até o dia 31 deste mês. Até o dia 15 de fevereiro o proprietário deve certificar a vacina em seu rebanho em um dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Nessa etapa, deverão ser vacinados mais de 1,7 milhão de cabeças em todo o estado. O Piauí conta com cerca de 75 mil propriedades, onde os criadores deverão vacinar o rebanho.

O diretor-geral da Adapi, José Antônio, avalia que cerca de 90% do total do rebanho deva ser vacinado e que isso significa maior crescimento para o estado. “O estado é grande, tem uma grande área de pastos. Temos que investir na saúde do nosso rebanho. Atraindo investimentos para o estado”, afirma o diretor.

Até maio deste ano o Piauí receberá certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo. “A vacina é a segurança de não termos a doença no nosso gado e este fator nos traz inúmeros benefícios, principalmente em relação à venda do gado”, pontua o diretor. A próxima etapa de vacinação contra febre aftosa está prevista para julho de 2014.

Fonte: O Dia