Prédio da AGESPISA em Teresina - PI (Foto: Divulgação)

O Governo do Piauí, através da Agespisa, está providenciando licitação para contratar o projeto técnico da Adutora do Sertão, que deve resolver de maneira definitiva o problema de abastecimento em cerca de 42 municípios do semiárido. Com a conclusão da obra, mais de 600 mil pessoas serão beneficiadas.

O projeto técnico da adutora está estimado em R$ 15 milhões. Nessa fase, técnicos da empresa estão levantando todos os dados necessários para a elaboração do termo de referência, ítem necessário para abrir a licitação. “A execução da obra vai custar em torno de R$ 842 milhões”, informou o presidente da Agespisa, Raimundo Neto Nogueira.

Ele ressalta que a empresa está dando prioridade total ao projeto. “O governador Wilson Martins autorizou a contratação do projeto com recursos próprios do Governo do Estado, considerando tratar-se de uma obra viável e que vai resolver de vez a escassez de água na região”.

A Adutora do Sertão vai ser alimentada pela água do Aquífero Cabeças, considerado o de melhor potencial hidrogeológico da Bacia Sedimentar do Parnaíba. Os pontos de captação estão localizados num raio de 10 quilômetros em torno do poço jorrante Violeta, em Cristino Castro.

Segundo Raimundo Neto, essas águas não sofrem perdas por evaporação e têm proteção natural contra poluição. Como a transposição será feita em tubulação fechada, a água se mantém limpa de impurezas e dispensa tratamento para consumo. “A adutora terá autonomia para fornecer água por trezentos anos”, explica.

Fonte: ascom