Pedra está com agricultor há 10 anos (Foto: Estely Teles)

Em uma comunidade cearense entre as cidades de Barroquinha e Chaval, conhecida como Japão, um agricultor encontrou uma pedra que caiu durante uma chuva. A pedra chamada de corisco tem o formato da ponta de um machado e tem uma resistência incomparável com uma pedra considerada normal.

De acordo com o agricultor que encontrou a pedra, Francisco Veras de Sousa, isso aconteceu há 10 anos quando passava por um caminho de areia e viu a pedra. “Eu vi só aquele queimado de longe, quando cheguei perto as plantas ao redor estavam rasgadas e queimadas com a pedra no chão”, afirmou Francisco.

A pedra-de-corisco lembra bastante a ponta de um machado

Ainda segundo, o agricultor, quando o raio cai, ele enterra a pedra-de-corisco sete palmos do chão. Somente, após sete anos ela aparece naturalmente na superfície.

Pedra-de-corisco ou pedra de raio cabe na palma da mão

A pedra-de-raio ou pedra-de-corisco, de acordo com a Geologia, forma-se por conta da fusão de minerais ou rochas pela ação de um raio. Ao atingir o chão, a altíssima temperatura da descarga elétrica funde o material que encontra e pode, nesse processo, formar uma nova substancia mineral. É um processo natural e inorgânico, que produz uma substancia sólida, homogênea e de composição química definida.