Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na sessão plenária de ontem (8),deputados aprovaram um Indicativo de Projeto de Lei que dá às mulheres o direito de andar com spray de extratos vegetais. A matéria foi apresentada por Gessivaldo Isaías (Republicanos) e após a aprovação em Plenário segue para o governo do estado e depende de nova análise no parlamento.

O autor do projeto acredita que conceder esse direito às mulheres piauienses pode contribuir para a redução da violência. “É uma maneira de defesa das mulheres que têm sido violentadas e têm estado indefesas. Eu creio que é um mecanismo que ela tem pelo menos no momento para se defender. É um spray, uma coisa que ela possa, em um contexto de defesa imediata, enquanto se chega o socorro a essas mulheres”, defendeu Gessivaldo Isaías.

Atenção

O Spray de Pimenta deve ser usado somente como último recurso, em situações de ameaça real, e com responsabilidade, estando ciente das leis locais.  Facilitar o acesso e o porte de spray de pimenta para mulheres, pode ser útil especialmente  aquelas em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica, como forma de autoproteção